domingo, março 30, 2014

Estilo Informal #2 - Presente Negativo


Pois é pessoal, eu tinha feito um post semana passada que iria postar no sábado ou no domingo alguma coisa para que vocês pudessem estudar na semana seguinte, pois, eu estaria em semana de provas e complicaria para estudar, ter um tempinho de lazer, fazer os posts, academia, cursos, etc.

Mas como nem tudo são flores xD, eu me esqueci totalmente no sábado e no domingo eu fiquei o dia inteiro fora, mas eu não me lembro bem o que aconteceu! xD Só sei que cheguei já era de noite! kk' Por isso, é neste fim de semana que vou postar uma lição para vocês!

Como o estilo informal do japonês é um tanto quanto complicado, tudo depende do som das letras para você passar algo para o presente, passado, formas negativas e etc., eu vou tentar dividir as aulas em quatro, uma já foi dada, na aula em que eu falava sobe okurigana, eu acabei explicando tudo a respeito do estilo formal no presente (não era minha intenção, mas já serviu para avançar com o assunto).

Agora, eis que apresento a vocês o presente negativo. Vou passar aqui um pequeno resumo de como se formar o presente negativo:

verbo no presente (informal) - okurigana com som de U + okurigana da mesma linha com som de A + nai = verbo negativo no presente

Exemplo:

買う  -  買  ー  買わ  ー  ない =  買わない  (não compro, não compramos etc.)

KAU  -  KA  -  KAWA  -  NAI  =  KAWANAI

 * No exemplo acima, quando um verbo termina com , ele deve ter sua forma negativa feita com o hiragana , e não . *

Bom, agora, vamos por partes...

Peguemos o verbo 行く [i.ku], conseguem ver como o final tem som de "k" mais um som de "u"? Então, troque o som de "u" pelo de "a", logo, ficaria "i.ka", certo? Mas falta algo ainda, o "nai". Acrescente-o e conjugação completa! ;)

[i.ku] - ir, eu vou, nós vamos, etc. (presente)
かない [i.kanai] - eu não vou, nós não vamos, etc. (negativo)

Acho que deu para entender né? Vejamos outro exemplo, agora com os verbos do grupo II.

Peguemos 食べる [tabe.ru], que é "comer", mas ele não tem um som de "u" para mudar para som de "a", mas, você simplesmente irá tirar o e pôr ない.

Logo...

食べ [tabe.ru] - eu como, nós comemos, etc. (presente)
食べない [tabe.nai] - eu não como, nós não comemos, etc. (negativo)

Certo?
Ok, agora, antes de terminar, vamos ver os verbos com a conjugação especial, ou seja, os verbos do grupo III, ou, como a maioria chama, os verbos irregulares (que são dois \o/).

Como são irregulares, não tem outra forma senão decorá-los.

来る [ku.ru] vira 来ない [ko.nai]
する [su.ru] vira しない [shi.nai]

Como puderam ver, 来る muda seu som de "ku" para "ko", apenas o kanji muda de som. Já com する, o "su" do começo muda seu som para "shi". Retira-se "ru" e acrescenta-se "nai" nos dois casos e pronto! :)

Ah, e todos os verbos que tiverem する no final, serão conjugados como mostrado acima, ou seja, ficaria "shinai".

Vou deixar uma lista de verbos aqui para vocês conjugarem no passado, sem colar, hein (para ter as respostas, basta selecionar a parte debaixo de "respostas" )?! ;)

Lembrem-se:

Som de U vira som de A + nai.

Legenda:
GI - verbos do grupo I
GII - verbos do grupo II
VI - verbos irregulares

かんがえる [kangae.ru] - GII - pensar
しる [shi.ru] - GI - saber
べんきょうする [benkyou.suru] - VI - estudar
習う [nara.u] - GI - aprender
わかる [waka.ru] - GI - entender
えらぶ [era.bu] - GI - escolher
帰る [kae.ru] - GI - voltar
まもる [mamo.ru] - GI - proteger
もつ [mo.tsu] - GI - ter, possuir
まつ [ma.tsu] - GI - esperar

RESPOSTAS [selecione abaixo para vâ-las]:
kangaenai, shiranai, benkyoushinai, narawanai, wakaranai, erabanai, kaeranai, mamoranai, motanai, matanai.






Postar um comentário

 
Copyright © 2013 日本語学校 - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT