terça-feira, julho 16, 2013

Tanabata Matsuri

Hoje daremos uma pausa nos estudos para saber um pouco sobre o Tanabata Matsuri. Alguns dias atrás fui no que tem aqui na minha cidade no interior de São Paulo (imagina só o da capital, deve ser perfeito!).

Enfim, vejamos a lenda:
Conta-se que uma princesa chamada Orihime morava no centro da galáxia e lá ela vivia tecendo roupas, muito belas por sinal, mas era triste por não poder se apaixonar por ninguém, pois vivia trabalho, sem tempo algum. 
Depois de um tempo, Tenkou, o Senhor Celestial viu sua tristeza e após descobrir o motivo, apresentou à bela jovem o Pastor de Gado, Hikoboshi. Logo eles se apaixonaram e passavam o tempo todo juntos.
Tenzaku com um pedido!
Tenkou ficou irado com a irresponsabilidade dos dois. Ambos esqueciam dos seus afazeres e ficavam trocando carícias todo o tempo. Então os separou, cada um foi para um lado da galáxia.
O pai de Orihime, o Senhor Celestial, percebeu sua infelicidade e permitiu que, todo ano no sétimo dia do sétimo mês, eles se encontrassem. Mas não seria tão simples assim, ambos precisariam atender os presentes que lhes fossem feitos a partir da Terra.
No sétimo dia um barqueiro conduz ela pelo rio para que chegue até seu amado. Caso não cumpram seus devidos deveres, o Senhor Celestial faz com que chova e o rio inunde, impedindo o barqueiro de buscá-la e levá-la até Hikoboshi. Entretanto, nesses dias de cheia, um grupo de ave foram uma ponte para eles possam se encontrar.
No Tanabata vários bambus são postos em lojas e casas, kusudama (esferas de enfeite) também são postos por perto com  fukinagashi (fitas que simbolizam as roupas tecidas por Orihime) pendendo delas. Também é comum escrever em alguns tanzaku (papeizinhos onde pode se fazer um pedido) e pô-los nos bambu.

No final do festival os tanzaku são queimados, a fumaça sobe e os pedidos chegam a Orihime!


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 日本語学校 - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT